Educativo e divertido por Marcelo Tas

Facebook Twitter Snapchat
Facebook Twitter Snapchat

filtrar por:

Resultado da busca

Carregando...

Marcelo Tas

Jornalista, comunicador e extra-terrestre

Marcelo Tas

Jornalista, comunicador e extra-terrestre

Favorito
151 Ohh!
157 Kkk
148 Uau!

Diretor por um dia na redação do jornal Destak

Desafio: levar os fatos do dia sob o olhar da Educação para os 380 mil leitores do jornal

Pela primeira vez, virei Diretor de Redação de um jornal por um dia. A cadeira ocupada pelo Paulo Galdieri no jornal Destak foi gentilmente emprestada para eu propor uma experiência para os repórteres: consultar professores de vários níveis escolares e regiões diferentes do país para definir as pautas do dia. Leia o desafio na íntegra: 

Foto: Ludmila Tavares

Image title
Reunião de pauta na redação do Destak.

"Todos sabemos que, cada vez mais, a Educação é fundamental para todos os setores da atividade humana. Não à toa, percebendo a demanda das bases e a necessidade do mercado na era digital, o atual governo federal lançou o selo #PátriaEducadora, só que, infelizmente, nem ao menos conseguiu segurar no ministério o professor encarregado da tarefa.

Foto: Ludmila Tavares

Image title
Posando para o fotógrafo Marcelo Pereira. Confira a foto final na página 3 do jornal Destak de hoje.

Como seriam economia, política, esporte, as relações familiares e a cultura sem a educação de base? Pensando nisso, lancei um desafio ao Destak: para alertar sobre a relevância da Educação formal e paradidática para as diversas áreas, convidei cada membro da equipe e as editorias do jornal para observar os fatos sob o olhar da educação por um dia.

Que tal se cada colaborador do jornal que fosse assinar uma matéria neste dia relembrasse e compartilhasse com o leitor ao pé da coluna/reportagem - a escola onde estudou, a matéria favorita e seu professor mais inspirador?

É possível falar de futebol com o viés educativo sem cair nos clichês? Indicar a programação cultural apresentando a cidade como uma escola a céu aberto? Ou revelar como a educação (ou a falta dela) interfere para a crise política e econômica? E a violência, como fica sob essa lente? Quanto custa o débito educacional ou o investimento na ignorância dos nossos cidadãos?

Além da cobertura dos temas factuais e acontecimentos do dia sob este recorte, convidamos professores e alunos de diferentes gerações para contar sobre sua experiência escolar, aprendizados e recordações. Imprimir o olhar deles para os fatos do dia. Para os educadores, a pergunta: quais os frutos e espinhos da educação brasileira?"

A redação comprou o desafio e entregou um trabalho incrível na edição do jornal Destak de hoje. Se você não garantiu sua versão impressa, confira a edição virtual aqui embaixo. 

0 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Leia também