Educativo e divertido por Marcelo Tas

Facebook Twitter Snapchat
Facebook Twitter Snapchat

filtrar por:

Resultado da busca

Carregando...

Marcelo Tas

Jornalista, comunicador e extra-terrestre

Marcelo Tas

Jornalista, comunicador e extra-terrestre

Favorito
278 Ohh!
287 Kkk
285 Uau!

Museu do Amanhã abre hoje: da onde viemos a para onde queremos ir?

Não é um museu sobre o futuro mas sobre os efeitos do que fazemos hoje com o planeta

O que liga o passado ao futuro? Parece papo de filósofo, mas a resposta é pragmática. As atitudes de hoje criam os contornos do futuro da Terra. Esta é a ideia que conduziu a criação do Museu do Amanhã, que abre as portas para uma pré-estréia hoje, quarta, dia 17 de Dezembro, no RJ. A tão esperada abertura ao público se dará no próximo dia 19, sábado.

O Museu do Amanhã traz um boa dose de reflexões e provocações. Tive a honra e alegria de participar da criação do conceito do museu desde o início, em 2007, além de responsável por uma das suas atrações: o HUMANO, um game que faz sete perguntas ao visitante e depois faz um diagnóstico de que tipo de humano ele é.

Image title

O edifício que acolhe o museu é um espaço esculpido sobre as águas da Baía da Guanabara com linhas ousadas do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. A obra impressiona quem caminha pelo píer da histórica Praça Mauá. São 30 mil metros quadrados que contemplam o edifício do museu e a área de convivência aberta ao público. O complexo convida o carioca e o turista a ocupar este espaço até então esquecido no cenário turístico da cidade sob a sombra de um elevado, a já derrubada Perimetral.

Image title

Calatrava diz que se inspirou nas bromélias do Jardim Botânico carioca para desenhar o museu. Durante o trabalho dentro do edifício, fui testemunha de um motoboy que lá parou para entregar uma encomenda e perguntou: quando o navio vai partir?

Estou de partida para a pré-estreia do espaço com uma emoção especial. Há sete anos acompanhando o projeto, vi surgir aos poucos cada provocação e traço. Contribuí em parceria com a Donaranha, empresa que sou sócio, com a criação do jogo “Humano do Amanhã”. A brincadeira que convida o visitante a descobrir qual o seu tipo humano a partir de sete questões que cutucam o compromisso do visitante com o presente. Ao final, o game diz que tipo de humano o visitante é e entrega um crachá que ele pode, se quiser, divulgar nas redes sociais.

Image title

Ainda hoje, publicarei vídeos e fotos inéditos dessa visita exclusiva que acontece a partir das 19h. Acompanhe nas minhas redes. O amanhã é hoje, vamos cuidar dele.

0 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Leia também