Educativo e divertido por Marcelo Tas

Facebook Twitter Snapchat
Facebook Twitter Snapchat

filtrar por:

Resultado da busca

Carregando...

Marcelo Tas

Jornalista, comunicador e extra-terrestre

Marcelo Tas

Jornalista, comunicador e extra-terrestre

Favorito
32 Ohh!
34 Kkk
28 Uau!

Trump atrasa conta de luz solar e deixa americanos no escuro hoje

Primeiro eclipse solar total da era digital: saiba como acompanhar

Parece que os norte-americanos atrasaram a conta de luz e vão ficar no apagão hoje. Ou será que Donald Trump escolheu um método alternativo para controlar o aquecimento solar? A hashtag #FakeEclipseFacts não para de atualizar pérolas no Twitter.

Desde 1918, os EUA não vivem um eclipse solar total. Ao longo da tarde de hoje, a lua encobrirá totalmente o sol em um rastro de cidades que corta o país de leste a oeste.

A principal diferença entre o eclipse total de 99 anos atrás e o de hoje é que não tinha Internet. É só espiar as publicações dos americanos nas redes para concluir que eles não estão sabendo lidar. Cupcakes, cookies, joias, camisetas e maquiagens com o tema formam uma enxurrada bizarra e divertida de imagens no Instagram com a hashtag #Eclipse2017.

A última vez que este fenômeno aconteceu por aqui foi em 1994. Os brasileiros tiraram seus negativos de fotografias e chapas de raio-x para apontar os olhos para o céu e ver o sol se esconder atrás da sombra lunar.

De tão raro o fenômeno, as lendas ocupam a mente e, agora, a Internet. Fetos amaldiçoados, comidas envenenadas, cachorros que viram humanos e turbulência nos signos do zodíaco. A onda de pavor tomou tal relevância que a NASA publicou uma lista de "fake news" sobre os eclipses solares. 

Enquanto os americanos se divertem na escuridão ao longo do dia, fica uma lição para nós, brasileiros: a capacidade dos EUA de promoverem grandes espetáculos em torno de um tema. Apenas o site da NASA lista 12 mapas interativos diferentes com sugestões de eventos para acompanhar as fases do eclipse. Se não bastasse, disponibilizaram pôsteres e panfletos editáveis para você imprimir e promover uma festa no quintal da sua casa para ver o fenômeno.

Milhares de óculos de proteção especial foram vendidos ou distribuídos com ações promocionais. Até desafios de ciência e matemática foram promovidos pela agência espacial. A CNN em parceria com a Volvo vai transmitir ao vivo em 360 graus gratuitamente para todo mundo ao mesmo tempo que centenas de outras páginas disponibilizarão o conteúdo em Lives no Facebook, cada qual do seu modo.

Os brasileiros vão ter que esperar mais 28 anos para assistir ao sol negro, tempo suficiente para preparar nossa festa por aqui. Mas quando o assunto é meme na rede, não tem gringo que nos supere. Se os americanos bombaram a hashtag #FakeEclipseFacts mundialmente, os brasileiros não perderam tempo e cravaram a #ChegandoOFimDoMundoEEu no topo da lista no Twitter. Afinal, não falta correlação entre o apocalipse e o eclipse solar total de hoje. 


Enquanto assistimos ao duelo de memes e bobagens na Internet, fica o convite para refletirmos sobre as dimensões e iluminação. Se a sombra da lua encobrirá totalmente o sol, imagine que cabem mais de 1,3 milhões de planeta Terra dentro do sol. Esse grande reator de fusão capaz de converter 400 milhões de toneladas de hidrogênio por segundo e garantir toda a energia já utilizada pelos humanos em menos de 60 segundos. 

Aproveite o fenômeno para meditar ao seu modo. Quem somos nós neste universo gigante em movimento?

Assista o eclipse ao vivo na transmissão da NASA




0 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Leia também